Jump to content

Freio Motor e Freio de Compressão

From Derail Valley
This page is a translated version of the page Engine & Compression Brake and the translation is 12% complete.
Outdated translations are marked like this.

O freio motor é uma forma alternativa de desacelerar um trem, sem desgastar e superaquecer as sapatas do freio. É um recurso de frenagem dinâmica de veículos diesel-mecânicos.

Para engatar o freio motor, o maquinista precisa desengatar o acelerador e colocar o reversor na direção em que o veículo está se movendo. As perdas no motor fazem com que ele desacelere com o tempo, ainda mais em rotações altas. Com uma transmissão mecânica, essa desaceleração também afeta diretamente a velocidade do veículo. Portanto, selecionar uma marcha em que a RPM seja a mais alta, dentro de limites seguros, tirará o máximo proveito do freio motor e, se um trem for leve o suficiente, ele diminuirá a velocidade com o simples desengate do acelerador.

Alguns veículos diesel-mecânicos também são equipados com um freio de compressão. Normalmente operado por uma alavanca, esse freio funciona modificando o processo de exaustão do motor de forma a criar uma carga extra no motor, fazendo com que ele desacelere mais rápido do que normalmente. Isso complementa o efeito do freio motor.

O freio motor e o freio de compressão exercem força de frenagem na transmissão, o que pode contribuir para o aquecimento do fluido hidráulico da transmissão.

É crucial monitorar a temperatura do fluido da transmissão, bem como a rotação do motor ao usar qualquer forma de frenagem do motor, para garantir uma operação segura.

O freio motor e de compressão, apresentado apenas em alguns veículos motorizados, não fornece uma força de frenagem muito poderosa para trens grandes, mas pode desacelerá-los com o tempo se usado com sabedoria. Quanto mais baixo o RPM, mais fraca a força de frenagem e, em velocidades baixas o suficiente, pode praticamente não ter efeito. Para parar completamente o veículo, o maquinista deve usar métodos de frenagem que dependem de sapatas de freio.

O maquinista precisa desengatar o freio do motor para operar os controles do acelerador, do reversor e da caixa de câmbio novamente.