Motores de Tração
Veículos elétricos e diesel-elétricos carregam motores elétricos a bordo, também conhecidos como “motores de tração” (MT, para abreviar). Eles geralmente estão localizados em eixos individuais e dependem da eletricidade para girar e impulsionar o veículo.
Quando o acelerador é operado em tal veículo, os sistemas a bordo enviam a energia elétrica desejada para os motores de tração. Em um veículo diesel-elétrico, isso ajusta indiretamente a injeção de combustível no motor, alterando sua taxa de rotação conforme necessário para gerar a eletricidade necessária.
Quanto mais rápido os MTs giram, maior é a força eletromotriz inversa. Isso reduz a corrente elétrica que flui através deles e a potência que eles produzem. Portanto, dada a mesma posição do acelerador, se o veículo estiver se movendo lentamente, os MTs receberão uma corrente maior do que se o veículo estiver se movendo rapidamente.
A corrente elétrica é importante porque, se ficar muito alta, é ela que aquece os MTs. Dependendo das configurações de dificuldade da sessão, quando superaquecidos, os MTs podem estourar o disjuntor ou, pior ainda, causar um curto-circuito e incendiar o veículo.
É por isso que em baixas velocidades, e principalmente em subidas de rampas, é fundamental aplicar ou reduzir o acelerador suavemente, entalhe por entalhe e manter a corrente em um nível nominal, observando atentamente o amperímetro.
Como os veículos com transmissão elétrica costumam ter mais de um MT, em caso de falha de algum, a energia será distribuída para os que ainda estiverem em operação. Devido à potência ser distribuída para uma quantidade menor de rodas, é mais fácil ocorrer derrapagens. Por outro lado, é possível adicionar mais MTs a um veículo e melhorar sua qualidade de tração além das especificações originais, utilizando um slug.
Number of traction motors on a electric vehicle can be supplemented by adding a slug , in order to improve traction .
Em alguns veículos diesel-elétricos, os MTs mudam seus circuitos em determinadas velocidades para otimizar melhor a carga no gerador. Isso é chamado de “transição” e pode resultar em um breve desligamento das MTs. Este é um comportamento normal.
Para que os MTs estejam operacionais, o disjuntor ou disjuntores de MT devem ser ligados.
For the traction motors to be operational, respective breakers must be enabled.
Installing an amp limiter or overheat protection gadgets makes it easier to manage traction motors load and temperature.
One of the advantages of traction motors is their rheostatic and regenerative braking ability.