Visão Geral Sobre Tração
No contexto dos trens, a tração pode ser descrita como uma propriedade das rodas de aplicar torque sobre os trilhos sem patinar. Depende de vários fatores, incluindo o peso do veículo, número de eixos motorizados, torque, inclinação da pista e condições climáticas.
A maioria dos veículos é projetada para funcionar sem perda de tração em condições secas, mas os trilhos ficam escorregadios quando chove. Nesse caso, aplicações suaves são aconselhadas ao acelerar e frear, especialmente em aclives.
A perda de tração faz com que as rodas patinem ou deslizem. Além do desgaste iminente, o mau julgamento pode levar a colisões e descarrilamentos graves.
A maioria das cabines é equipada com um indicador de perda de tração, geralmente uma luz de advertência piscando e, às vezes, também com uma campainha.
Na maioria das situações, para ajudar a aumentar a tração, o maquinista pode usar um areeiro integrado. Há casos em que adicionar um slug ao trem também pode ajudar.
Veículos que podem transportar quantidades significativas de combustível ou carga a bordo, como locomotivas a vapor, podem sofrer diferenças drásticas na tração dependendo de sua carga.