Transmissão Hidráulica
Os veículos diesel-hidráulicos são movidos por um motor a diesel e transmissão hidráulica. Esse tipo de transmissão caracteriza-se pela utilização de um ou mais conversores de torque, que são dispositivos enclausurados e abastecidos com fluido hidráulico, tendo em uma extremidade uma bomba, acionada pelo motor, e na outra uma turbina, acionando as rodas.
Em vez de estarem conectados mecanicamente, o motor e as rodas transferem energia entre si por meio do fluido. Nesta configuração, o motor é capaz de funcionar independentemente das rodas (não pode morer, pois o fluido não é denso o suficiente para forçá-lo), mas as rodas ainda são acionadas por ele.
Operando o controle do acelerador, o maquinista ajusta a injeção de combustível no motor. Se o veículo estiver engatado, conforme o motor gira a bomba, ele girará o fluido hidráulico dentro do conversor de torque, girando a turbina na extremidade oposta. Como a turbina está ligada mecanicamente às rodas, esta impulsiona o veículo.
Quanto mais pesado o trem, mais difícil é girar a turbina e, portanto, maior é a diferença de giro entre a turbina e a bomba. Essa resistência causa fricção no fluido hidráulico e o aquece.
Dependendo das configurações de dificuldade da sessão, se superaquecido, o conversor de torque pode falhar catastroficamente. Para evitar isso, é necessário ajustar o acelerador para que a carga na turbina não esteja contribuindo para o calor de forma descontrolada.
Hydraulic transmissions are also characterized by their hydrodynamic braking ability.