Visão Geral Sobre Vapor
Os veículos a vapor são movidos a pressão do vapor. O vapor normalmente é acumulado em uma grande caldeira pressurizada contendo água, aquecida por uma fornalha a carvão. A fumaça e o ar quente da fornalha passam pela caldeira por meio de um conjunto de tubos, aquecendo a água ao redor deles, antes de serem liberados por um tubo de escape na outra extremidade da caldeira.
O vapor que se acumula na caldeira pode ser admitido em cilindros, com pistões ligados às rodas por meio de uma conexão mecânica. Isso propulsiona o veículo. A cada ciclo, depois de empurrar os pistões em uma direção, o vapor é liberado para fora através do tubo de escape. Isso cria um vácuo na fornalha, atraindo ar fresco para dentro dela, aumentando ainda mais o fogo.
Água e carvão às vezes são transportados em uma unidade secundária, chamada de tender. O carvão é transferido para a fornalha manualmente, com uma pá, enquanto a água é transferida para a caldeira por meio de um dispositivo chamado injetor. Uma quantidade adequada de água deve ser mantida na caldeira a todos os momentos, caso contrário isso pode levar a uma falha catastrófica.
Firing up a steam engine from scratch is very costly and can take a very long time. In Derail Valley, the startup process is sped up when the vehicle is stationary, simulating it being done in the most fuel efficient manner, until the boiler pressure reaches about 80% of its maximum capacity. The time scaling is there to drastically reduce waiting, but can be adjusted by a difficulty setting titled Steam Startup.
See also: Water Management, Fire Management, Steam Drivetrain, Difficulty